MINISTROS DA CATEQUESE: REGINA E WANDERSON

Por ocasião do Domingo da Palavra de Deus, aos 23 de janeiro de 2022, o Papa Francisco presidiu a Missa em que escolhidos receberam das mãos do Santo Padre o ministério do catequista.
Para a alegria da nossa Diocese de Luziânia, Regina de Sousa Silva e Wanderson Saavedra Correia representaram o Brasil, nosso estado goiano e claro, toda a diocese. Regina e Wanderson são catequistas há 11 anos. Ela da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Céu Azul, em Valparaíso de Goiás. Coordenadora paroquial de catequese e animadora da forania de Valparaíso. Já Wanderson, é da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Luziânia e animador da forania local. E também é membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, da CNBB Centro-Oeste.
Nossos dois entusiastas, formadores e catequistas receberam uma cruz, lembrando a cruz pastoral usada primeiramente por São Paulo VI e depois por São João Paulo II, para reavivar o caráter missionário do serviço que se preparam para administrar. E o Papa Francisco enfatizou: “por isso, apaixonemo-nos pela Sagrada Escritura, deixemo-nos interpelar profundamente pela Palavra, que desvenda a novidade de Deus e leva-nos a amar incansavelmente os outros. Voltemos a colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral e da vida da Igreja! Vamos ouvi-la, rezá-la e colocá-la em prática.”
Emocionados com o momento que viveram, Regina ressaltou:  “Uma grande honra representar nosso país e principalmente a todos os catequistas brasileiros, homens e mulheres que obedientes à ação do Espírito Santo dedicam suas vidas a este serviço essencial para a Igreja”. Wanderson completou: “Tão importante poder representar e mostrar a importância da Iniciação à Vida Cristã em nossa diocese e no mundo, então a palavra é gratidão, muita gratidão”.
E para falar em nome da Diocese de Luziânia, o bispo Dom Waldemar Passini Dalbello: “Estou muito agradecido ao Papa Francisco por criar o Ministério de Catequista, possibilitando instituir irmãos e irmãs nossos que já se dedicam à catequese. Um ministério instituído comunica a graça para uma missão especial nas comunidades. Os catequistas que recebem este ministério são confirmados pela Igreja e renovam suas forças para se dedicarem à partilha do conhecimento da fé cristã-católica, da experiência comunitária e da espiritualidade cristãs com outros irmãos e irmãs, crianças, jovens e adultos. A Diocese de Luziânia abre “suas portas” a esse antigo ministério, mas sempre atual, com alegria e esperança. Com a instituição dos catequistas Wanderson e Regina pelo Papa Francisco, em Roma, sentimo-nos todos exortados a progredir na missão evangelizadora, nesta querida porção do Povo de Deus a nós confiada”.
Com certeza, um dia de festa na Diocese de Luziânia e claro, em todo nosso país com os novos ministros da catequese, Regina e Wanderson.
Fabiana Costa – Setor de Comunicação Diocese de Luziânia