Padroeira

A tradição peruana conta que a imagem de Nossa Senhora da Evangelização é venerada na capital, Lima, desde 1540. A então recém-criada diocese de Lima recebeu a imagem doada pelo Imperador Carlos V da Espanha. Isso faz da imagem uma das mais antigas que recebem culto na região.

Em 1985 o Papa João Paulo II, ao visitar o Peru pela primeira vez, coroou solenemente a imagem de Nossa Senhora da Evangelização. Após três anos, devido ao Congresso Eucarístico e Mariano dos países Bolivarianos, João Paulo II concedeu a ela a Rosa de Ouro, uma honra extraordinária.

Com o braço esquerdo ela sustenta o Menino Jesus e contempla com olhos de benevolência a esfera do mundo enfeitada com uma cruz que o Menino sustém com a mão esquerda, abençoando-a com a direita.

O título “da Evangelização” é recente. Foi dado à Virgem quando foram comemorados os 450 anos da criação do bispado de Lima.

Oração a Nossa Senhora da Evangelização

“Ó Maria, Mãe de Jesus e Mãe de sua Igreja, somos conscientes do papel que desempenhais na evangelização das pessoas que ainda não conhecem o vosso Filho. Estamos conscientes de como os missionários vieram com a força do Evangelho de Cristo e obtiveram sucesso no seu trabalho de evangelizadores. Sendo a Mãe da Divina Graça, vós estivestes com os missionários em todos os trabalhos. E, como Mãe da Igreja, vós presidistes todas as atividades de evangelização e a implantação do Evangelho nos corações dos fiéis. Vós sustentastes os missionários na esperança e lhes destes alegria a cada nova comunidade que nascia da atividade evangelizadora da Igreja.

Vós estivestes presente com a vossa intercessão e vossas orações, como a primeira graça do batismo plenificado, assim como aqueles que tiveram a vida nova em Cristo, vosso Filho, e experimentaram intensamente a realização de sua vocação cristã. Pedimos-lhe, Maria, para nos ajudar a cumprir essa missão de evangelizar que o vosso Filho confiou à sua Igreja, e que cabe a nós. Conscientes do vosso papel como Auxiliadora, nós nos entregamos a vós na missão de levar o Evangelho, de forma profunda a todos os corações e para a vida de todas as pessoas. Confiamos a vós o nosso mandato missionário e entregamos a nossa causa totalmente às vossas orações. Por Jesus Cristo, vosso Filho, com o Pai, na unidade do Espírito Santo sejam o louvor e a ação de graças por todos os séculos! Amém!”