IVC NA DIOCESE DE LUZIÂNIA

O processo de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal tem por objetivo favorecer a experiência do encontro com Jesus Cristo, o acolhimento da Boa Notícia do Reino, a participação afetiva e efetiva na comunidade de fé, o desejo de ser, no mundo e na sociedade atual, sinal da presença transformadora do amor misericordioso de Deus. Esse processo é um projeto de vida para os catequizandos, os catequistas e toda a comunidade paroquial. (Ed. Paulus)

De acordo, com o site Jovens Conectados, o processo de Iniciação à Vida Cristã, que a Igreja no Brasil assumiu como uma das grandes urgências de sua evangelização, vem despertando muito interesse e empenho de concretização por toda parte.  Uma vez que implica em mudança de paradigma e uso de novas metodologias, encontra também resistências e pedras pelo caminho. Muitas experiências já em marcha, porém, evidenciam significativos avanços em termos de evangelização e renovação da vida de fé nas comunidades que optaram por esse caminho.

Inspirando-se na experiência catecumenal das primeiras comunidades cristãs, com seus tempos e etapas que envolvem a vida e as celebrações da comunidade, a catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã se caracteriza por ser experiencial, celebrativa e centrada na Palavra de Deus. Sua principal meta é motivar a experiência do encontro com Jesus Cristo, que desperta para o seu seguimento e discipulado a serviço do Projeto do Reino.

O Documento 107 da CNBB lembra que “a iniciação cristã significa imersão em uma nova realidade. Essa realidade nova e inesperada à qual ela introduz é o mistério de Cristo Jesus em sua paixão, morte, ressurreição, ascensão, envio do Espírito Santo e retorno glorioso”. Sabemos que o processo de Iniciação à Vida Cristã requer novas disposições pastorais. São necessárias perseverança, docilidade à voz do Espírito, sensibilidade aos sinais dos tempos, escolhas corajosas e paciência para percorrer esse novo paradigma.

Na Diocese de Luziânia, após a aprovação deste Documento 107 em 2017, o bispo diocesano Dom Waldemar Passini Dalbello formou uma comissão que contou com a participação do Padre Jota e outros membros. Primeiramente, a Comissão Diocesana para a IVC elaborou um texto-base para servir como referência para as comunidades paroquiais se preparem para a Assembleia Diocesana.

E já no outro ano, em 2018 lançaram o Plano Diocesano para a Iniciação à Vida Cristã de Jovens e Adultos, a partir daquele texto-base com todas as contribuições das paróquias. Em 2019, aconteceu o período de formação e capacitação dos agentes paroquiais da IVC e em 2020 o projeto é lançado na Diocese de Luziânia: “Espera-se com a aplicação destas orientações, que cresça ainda mais na Diocese de Luziânia o entusiasmo missionário capaz de compartilhar a alegria de conhecer Jesus Cristo e de pertencer a uma comunidade católica”, Plano Diocesano IVC Luziânia.

Desde o início, a diocese luzianiense conta com a valiosa contribuição da Regina de Sousa Silva e do Wanderson Saavedra, formadores diocesanos da IVC na catequese. Além de apaixonados pela IVC, contam que quando tudo estava pronto para começar, veio a pandemia do Coronavírus. A saída então foi adaptar as formações e encontros para o modo online e assim, as paróquias puderam dar início na caminhada. “As pessoas foram conhecendo a IVC e se encontraram dentro dessa proposta, isso é o mais gratificante”, conta Regina.

Continue acompanhando as nossas redes sociais e fique por dentro sobre a IVC e tudo o que acontece na Diocese de Luziânia!

P.S.: Fotos antes da pandemia, por isso a aglomeração e sem a utilização de máscaras.