COMO NO TEMPLO EM JERUSALÉM

Mais uma vez, a Lectio Divina que aconteceu na Catedral da Diocese de Luziânia foi um  momento especial dentro do período quaresmal.

Conduzida pela bispo diocesano, Dom Waldemar Passini Dalbello começou apenas com a luz de velas, ao som do coral que encantou a todos que estavam presentes, bem como quem assistiu pelo canal da diocese luzianiense no YouTube.

Vale lembrar que o Concílio Vaticano II, em seu decreto Dei Verbum 25, ratificou e promoveu, com todo o peso de sua autoridade, a restauração da Lectio Divina, retomando essa antiquíssima tradição da Igreja Católica. O Concílio exorta igualmente, com ardor e insistência, a todos os fiéis cristãos, especialmente aos religiosos, que, pela frequente leitura das divinas Escrituras, alcancem esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8). Porquanto, “ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo” (São Jerônimo, Comm. In Is., prol).

O método mais antigo e que inspirou outros mais recentes, é que, seja pessoalmente, em comunidade ou no círculo bíblico nós comecemos a reflexão com a Palavra de Deus e que, depois da invocação do Espírito Santo, segue os passos tradicionais: 1- Lectio (Leitura); 2- Meditatio (Meditação); 3- Oratio (Oração) e 4- Contemplatio (Contemplação).

Dom Waldemar abriu a Lectio Divina do sábado, 02 de abril de 2022 suplicando o auxílio que vem do alto, prometido por Jesus e em seguida rezando ao Espírito Santo.

A leitura do Evangelho (João 8,1-11) foi proclamada pelo Padre João Batista, reitor do Seminário Maior Diocesano Jesus Bom Pastor. Logo após, Dom Waldemar lembrou que o primeiro momento é o da leitura que nos exercita em uma convivência com a Palavra de Deus, entre um ir e vir por aquele trecho escolhido.

“Cada momento de oração com a Palavra de Deus permite acolher Jesus em nossa casa. Assim como Marta e Maria, as amigas de Jesus, como elas nos unimos hoje, com muita gente que também ouvia Jesus no templo em Jerusalém”.

Após aprofundar na Palavra de Deus, chegou o momento de adorar e escutar Jesus com a exposição do Santíssimo Sacramento.

Os encontros da Lectio Divina estão disponíveis no canal do YouTube da Diocese de Luziânia.

Setor de Comunicação Diocesano

Fotos PASCOM