VAMOS FALAR SOBRE O DÍZIMO!

O mês de julho é dedicado à reflexão sobre Dízimo, que, de acordo com a CNBB, ”é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume, corresponsavelmente, sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização”, (CNBB, Doc. 106, n.6).

Esta oferta possibilita a existência e manutenção das paróquias e de suas atividades, colabora para a formação de missionários, bem como ajuda comunidades carentes e pobres espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

É somente a partir da dimensão do amor que nós devemos entender o Dízimo, isto é, a contribuição que nasce do nosso coração em favor da obra de Deus, que é a Igreja.

O Dízimo é uma contribuição mensal, cujo valor não é 10% do que ganhamos, mas sim, o valor que vem do coração, conforme nos ensina São Paulo. A contribuição do Dízimo deve ser entregue na Igreja em que o cristão participa, pois é onde, juntamente com sua família, vai buscar o alimento para a alma e fortalecer a fé.

O Dízimo, quando devolvido com alegria, torna-se uma eminente forma de oração, missão e gratidão para com a comunidade de fé da qual se faz parte.

Aproveitemos este mês de julho, dedicado ao Dízimo, para nos aprofundar na importância e no valor que tem um dizimista para a construção do Reino de Deus em nosso meio. Aproveitemos também para nos conscientizar de que a experiência fiel do dízimo é sinal de compromisso e, por conseguinte, de protagonismo na fé, pois tal ação reflete o grau de consciência de cada pessoa com relação à missão da Igreja.

Procure sua Paróquia e se torne um Dizimista!