REUNIÃO DA CNBB CENTRO-OESTE

Cuidado pastoral e formação de pequenas comunidades eclesiais missionárias são o caminho para a ação evangelizadora da Igreja, conforme Dom Waldemar

Presidente do Regional Centro-Oeste assessorou 2ª Reunião de Coordenadores Diocesanos, Coordenadores de Pastoral e Presidentes de Organismos do Regional

A 2ª Reunião de Coordenadores Diocesanos, Coordenadores de Pastoral e Presidentes de Organismos do Regional Centro-Oeste da CNBB, aconteceu nos dias 10 a 12 de agosto, no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney (Cidade da Comunhão – CPDF), em Goiânia. O evento teve assessoria do bispo de Luziânia e presidente do regional, Dom Waldemar Passini Dalbello, que refletiu com os presentes sobre o Documento de Aparecida, a Evangelii Gaudium e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), além de outros documentos da CNBB. O bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do regional, Dom Francisco Agamenilton, também marcou presença.

Durante suas falas, Dom Waldemar provocou o grupo sobre os processos de ação pastoral da Igreja. De acordo com ele, é preciso qualificar a ação pastoral que passa necessariamente pela saída missionária. “Se nós vivenciamos a pastoral somente entre irmãos de comunidade já presentes, nós não vamos ser capazes de viver a conversão pastoral”, salientou. O bispo apontou que é indispensável às pastorais, movimentos e organismos, por meio dos seus agentes, ir ao encontro dos que não estão na comunidade. “Só indo ao encontro do outro é que vamos aprender do querigma, a acolher, a estabelecer vínculos comunitários com ele”.

A qualificação pastoral, conforme Dom Waldemar, é retroalimentada por uma Igreja missionária. “Essa saída vai nos ensinar como viver o discipulado missionário na comunidade já estabelecida, então a própria missão tem um processo de retroalimentação e qualificação da comunidade. A comunidade que sai em missão vai crescer no discipulado também. São processos interligados: você qualifica a vida da comunidade, que por sua vez qualifica a missão”.

Fonte CNBB CO