LUZIÂNIA NO ENCONTRO PASTORAL VOCACIONAL REGIONAL

Aconteceu na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, o Encontro com os coordenadores diocesanos da Pastoral Vocacional. Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO) e referencial para a PV Regional, participou do evento, bem como representantes da Animação Vocacional da CRB Goiânia e representantes das seguintes dioceses: Luziânia, Rubiataba-Mozarlândia, São Luís de Montes Belos, Anápolis, Jataí, Ipameri e da Arquidiocese de Goiânia.

Durante o encontro houve a meditação da Mensagem do papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo tema é “Chamados para construir a família humana”; houve também momentos de oração e partilha das dioceses quanto a situação da dimensão vocacional neste tempo de pandemia. “As dioceses já estão retomando os encontros vocacionais, os trabalhos com a juventude e os encontros vocacionais, em vista do Ano Vocacional que será aberto no Domingo de Cristo Rei, em 20 de novembro”, disse o padre Paulo Henrique, coordenador da PV Regional.

Dom Agamenilton, durante suas colocações ao grupo, deu algumas diretrizes e explicou que o trabalho do regional é de articulação, de sinodalidade, isto é, de caminhar junto com as dioceses. “O papel do regional é muito importante, uma vez que ele não interfere nos trabalhos das dioceses, mas está sempre em comunhão e colaboração”, afirmou o bispo.

Os participantes também puderam avaliar a Formação Vocacional realizada no mês de maio. A próxima está marcada para o dia 17 de setembro, no Convento Mãe Dolorosa, em Goiânia. Foi sugerido aos participantes, ainda, para o Ano Vocacional, ações que poderão ser desenvolvidas. Foram indicadas também iniciativas para as dioceses durante o Mês Vocacional de agosto. As unidades eclesiásticas do regional foram convidas a realizar as 24 horas de Adoração pelas Vocações, ação que será realizada pela Pastoral Vocacional Regional.

Fonte CNBBCO