DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. O evento é registrado em todos os quatro Evangelhos – Mateus 21: 1-11, Marcos 11: 1-10, Lucas 19: 29-38 e João 12: 12-15.

Padre Vanderlan, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Luziânia , Goiás nos fala que : “A Semana Santa é por excelência um tempo de memória e seu início com a celebração no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Igreja quer fazer memória da centralidade do seu mistério , o mistério pascal de Cristo. A memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, por isso Domingo de Ramos mas também o domingo da Paixão do Senhor como o prenúncio da Sexta-Feira Santa”.

E ele lembra ainda que no início da Semana Santa devemos “Acolher Cristo e proclamar a sua Paixão, colocar-se no caminho com Cristo para com Ele passar pela Cruz e chegar a glória da Ressurreição”.

Quando Jesus entrou em um jumento na cidade de Jerusalém, uma grande multidão se reuniu e colocou ramos de palmeira e suas capas do outro lado da estrada, dando a Jesus tratamento real.

Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

E por fim, o professor Felipe Aquino da Canção Nova nos lembra que o Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciarmos a nós mesmos, morrermos na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.

Setor de Comunicação Diocesano