DOM WALDEMAR NA ASSEMBLEIA ECLESIAL REGIONAL

A XXI Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste da CNBB aconteceu nos dias 27 a 29 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia. O evento, realizado a cada quatro anos, tem o objetivo de refletir sobre a caminhada da Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal nos últimos quatro anos e preparar o processo de vivência eclesial para o próximo quadriênio (2024 a 2027) a partir dos compromissos assumidos pela assembleia.

Dom Waldemar Passini, bispo diocesano de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, assessorou o evento, com o tema “Animação Bíblica da Pastoral”. Em sua exposição, ele lançou “um olhar preciso” sobre o tema proposto com o apoio de documentos importantes da Igreja no Brasil: Documento de Aparecida; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento 111 da CNBB (E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionária).

Em sua exposição, Dom Waldemar disse que a Palavra é a fonte de vida da Igreja, alma da ação evangelizadora, por isso, os católicos precisam “conviver com a Palavra, ficar com ela, saboreá-la”. “Precisamos escutar, meditar, viver a Palavra, isso é uma postura ativa porque ela é o coração de toda a atividade eclesial”, afirmou. O bispo salientou que não há mais espaço para uma Igreja que atua apenas com a “pastoral de conservação”. “É urgente passar dessa pastoral que conserva para o estado permanente de missão nas paróquias”.

O assessor pontuou que é necessário haver uma proximidade entre as pessoas para que as comunidades se fortaleçam. Ele disse que o caminho é o acolhimento, isto é, a relação. “O acolhimento acontece quando alguém abraça a minha dor ou a minha contradição”, explicou. É fundamental a atenção, contudo, para como e onde acontece essa acolhida. “Precisamos lembrar que a assembleia litúrgica é um culto de iniciados, já as pequenas comunidades eclesiais missionárias são espaços de partilha de experiências que se realizam com 10 a 15 pessoas”.

Animação bíblica da Pastoral é um processo
Conforme Dom Waldemar, a Animação Bíblica da Pastoral é um processo que exige tempo. Nesse caminho, segundo ele, é importante escutar o que Deus quer falar. “A Bíblia na mão é a base da iniciação cristã, por isso precisamos propor a Palavra”. O assessor destacou que sem o processo que a Animação Bíblica da Pastoral nos exige, dá-se margem para as vulnerabilidades da crise de fé e da palavra. Ele ainda comentou que as tarefas são amplas, mas que se realizam com iniciativas simples a partir da “reinauguração de relações fortes na base da vida cristã e de projetos de vida em comunidade centralizados na Palavra”.