DOM WALDEMAR FALA SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Após a conclusão da 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP) o presidente reeleito do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Waldemar Passini Dalbello, que é bispo diocesano de Luziânia (GO) falou sobre o evento anual que congrega o episcopado brasileiro. Confira abaixo, em tópicos, as impressões do bispo.

Assembleia intensa
Foi uma Assembleia intensa e extensa com dez dias de diálogo, confraternização, reflexões, ponderações sobre as questões que envolvem a nossa Igreja em primeiro lugar, mas também o país e as regiões em que vivemos. Mesmo com tudo isso, a Assembleia transcorreu, como habitualmente, em clima de grande fraternidade, pois é sempre uma alegria nos encontrarmos, já que o episcopado brasileiro só tem essa oportunidade durante todo o ano.

Eleições
Esta Assembleia se revestiu de especial importância devido as eleições da nova presidência da CNBB, dos membros do Consep e dos Conselhos Episcopais, mas também das presidências dos regionais. Nós tivemos essa oportunidade de reconhecer os valores e carismas que os irmãos bispos recebem de Deus e conhecer a experiência que têm de vida episcopal e as capacidades de cada um para as funções às quais foram eleitos, escolhidos pelos irmãos bispos.

Regional
O destaque foi para a reunião em que o grupo acolheu com alegria a presença dos bispos auxiliares de Brasília, Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho e Dom Denilson Geraldo. Tivemos também a oportunidade de agradecer pela fraternidade e pela contribuição que o Dom Nélio nos ofereceu no regional nestes sete anos em que ele esteve como pastor à frente da Diocese de Jataí. Nós nos alegramos também com ele e pela sua nova nomeação, é claro que sempre reafirmando os vínculos que já foram estabelecidos entre nós e vamos continuar na comunhão uns com os outros. Sobre as eleições no regional se transcorreram com bastante tranquilidade, praticamente tem uma recondução do presidente e do secretário e Dom Giovani foi eleito vice-presidente. Nós manifestamos a acolhida dos irmãos bispos e estamos muito dispostos a prosseguir a essa missão no regional cada vez mais motivando, inspirando, refletindo os caminhos da missão evangelizadora da Igreja Católica nas dioceses do nosso regional e promovendo a comunhão episcopal na nossa região do país.

Atual presidência da CNBB
Toda a Assembleia e todos os bispos são gratos pela atual presidência da CNBB que está concluindo o seu mandato. Seus membros enfrentaram um tempo muito exigente de manter o nível de evangelização, de cuidado da Igreja e de diálogo com a sociedade em um período muito crítico que foi o tempo da pandemia. No tempo mais crítico que foi em 2020 e 2021, eles conseguiram ser criativos e como o amor sempre nos torna criativos, a atual presidência soube manter o nível de relação, de orientação e de motivação do episcopado e com as dioceses de todo o país. Então fica aqui a nossa gratidão a Dom Walmor, a Dom Jaime e Dom Mário e a Dom Joel, secretário geral.

Nova presidência
Nós nos alegramos muito com os irmãos eleitos: Dom Jaime na presidência e tivemos então uma presença do Centro-Oeste com o Primeiro vice-presidente eleito Dom João Justino. Isso nos honra também, depois um segundo vice-presidente oriundo da região Nordeste, do estado do Pernambuco, que é Dom Paulo Jackson. Tivemos, portanto, a representatividade do Sul do país, do Centro-Oeste e do Nordeste e a disponibilidade do Dom Ricardo Hoepers de aceitar a eleição como secretário. A gente reconhece a importância desse que permanece na sede da CNBB, que conduz os processos de gestão, de pastoral, muitas vezes está à frente dos processos de coordenação pastoral de todo o pessoal da CNBB. Esse é o secretário e Dom Ricardo assume o compromisso dessa missão. Ele vem de uma Comissão muito importante Família e Vida e trará essa sua competência, esse seu olhar de cuidado da vida desde a sua concepção até o seu declínio natural e vai trazer esse seu olhar qualificado para a presidência da CNBB como secretário geral.

Fonte CNBB CO