DIA MUNDIAL DO POBRE

“Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7)
 é o tema escolhido pelo Papa Francisco para celebrar o Dia Mundial dos Pobres, que, neste ano, será realizado em 19 de novembro. A Igreja no Brasil, por meio das Pastorais Sociais e Organismos ligados à Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe uma Jornada em preparação à data, de 12 a 19 de novembro.  Para esta sétima Jornada Mundial dos Pobres, a equipe propôs como tema: Olhe para mim!” e o lema, em sintonia com a proposição do Papa Francisco, “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7).

O presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, gravou um vídeo, motivando para a Jornada, e salientando que o rosto do outro nos interpela. “O rosto de todo ser humano traz traços do rosto de Deus e, de uma forma toda especial, nos interpela o rosto do pobre. O rosto do pobre nos instiga a alargar o coração e ir ao encontro com aquilo que nós temos: Cuidar dos pobres, não desviar o olhar dos pobres”.

“Por isso nesse dia em que nós celebramos o Dia do Pobre, aliás, todos os dias são dias do pobre, mas a Igreja decidiu um dia especial para sensibilizar a nossa comunidade toda para essa situação que diz de uma desigualdade entre nós e clama por justiça”.