DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

No domingo, 21 de maio – solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja também celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. No Brasil, a missa pelos comunicadores vai ser direto do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

A missa é o ponto alto da Semana da Comunicação, promovida da Pascom Brasil e parceiros, para celebrar o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como tema: “Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate” (Ef 4,15).

O tema está ligado ao de 2022, “Ouvir com o ouvido do coração”, e quer fazer parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo de outubro de 2023. Falar com o coração significa ” dar a razão da esperança que há em nós” (cf. 1 Pd 3, 14-17) e fazê-lo com mansidão, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro.

Num tempo marcado – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas, a celebração do 57ª Dia Mundial das Comunicações nos convida a ir contra a maré.

Histórico

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. Em 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.

Fonte CNBB