DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO

O Dia Mundial da Oração é comemorado na primeira sexta-feira do mês de março em mais de 170 países do mundo. Trata-se de um movimento que foi iniciado por mulheres cristãs no século XIX nos Estados Unidos e no Canadá.

A comemoração reúne mulheres cristãs de todo o mundo e está aberta a todos, na observação de um dia comum de oração. Não é à toa que a vida de oração é considerada essencial para se viver bem a espiritualidade. Santa Terezinha a tinha como algo tão importante, que a descreveu como a respiração da alma.

Segundo o professor de História da Igreja, Felipe Aquino, uma alma que não reza é como uma alma que não respira.

Quando se reza, se imita Jesus
“Jesus disse bem claro: ‘sem mim, nada podeis fazer’. E nada é nada, sem a oração a gente não tem a graça de Deus, a gente não tem força para vencer as tentações, os pecados. O corpo respira o ar, o oxigênio. A alma respira pela oração, pela comunhão com Deus. É tão importante a oração na vida diária, que toda a quarta parte do Catecismo, do parágrafo 2558 até o parágrafo 2865, é tudo sobre a oração.”

Para Felipe Aquino, a oração é uma das características mais marcantes da vida de Jesus. Ao rezar, imita-se Jesus, que teve a oração como algo constante em sua vida, algo muito retratado pelos evangelistas. “Rezou no Horto das Oliveiras naquela agonia mortal; rezou no túmulo de Lázaro antes de ressuscitá-lo; rezou na cruz. Jesus orou por Pedro, orou por todos nós, lá em Jo 17,3, naquela oração sacerdotal, Ele rezou pela Igreja e por todos nós.”

O professor explicou que, quando se reza, se imita a Jesus. “Ele também ensinou os apóstolos a rezar, ensinou como rezar o Pai-Nosso. E muitas vezes falou: ‘Orai sem desanimar’.”

Então, vamos rezar?

Fonte CN