BRASILEIROS ENTRE OS NOVOS CARDEAIS NOMEADOS PELO PAPA

Na conclusão da Oração do  Regina Coeli , no domingo 29 de maio de 2022 em que a Igreja festeja a Ascensão do Senhor, o Papa Francisco fez o anúncio dos novos cardeais que serão criados no Consistório a ter lugar em 27 de agosto próximo. Entre esses os brasileiros Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa; e Dom Virgílio Do Carmo Da Silva de Timor Leste.

Dom Paulo Cezar foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 2013, foi organizador e articulador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desde 2020 é Arcebispo de Brasília (DF).

Foram nomeados cardeais:

1. Dom Arthur Roche – Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.2. Dom Lazzaro You Heung sik – Prefeito da Congregação para o Clero.

3. Dom Fernando Vérgez Alzaga L.C. – Presidente da Pontifícia Comisssão para o Estado da Cidade do Vaticano e Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

4. Dom Jean-Marc Aveline – Arcebispo Metropolita de Marselha (França).

5. Dom Peter Okpaleke – Bispo de Ekwulobia (Nigéria).

6. Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M. – Arcebispo Metropolita de Manaus (Brasil).

7. Dom Filipe Neri António Sebastião de Rosário Ferrão – Arcebispo de Goa e Damão (Índia).

8. Dom Robert Walter McElroy – Bispo de San Diego (EUA)

9. Dom Virgilio Do Carmo Da Silva, S.D.B. – Arcebispo de Dili (Timor Leste).

10. Dom Oscar Cantoni – Bispo de Como (Itália).

11. Dom Anthony Poola – Arcebispo de Hyderabad (Índia).

12. Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Brasília (Brasil).

13. Dom Richard Kuuia Baawobr M. Afr – Bispo de Wa (Gana).

14. Dom William Goh Seng Chye – Arcebispo de Singapura (Singapura).

15. Dom Adalberto Martínez Flores – Arcebispo Metropolita de Asunción (Paraguai).

16. Dom Giorgio Marengo, I.M.C. – Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia).

Fonte CRB Nacional