VISITA PASTORAL EM PE. BERNARDO

Nos dias 30 de junho e 01 até 03 de julho de 2021 aconteceu a Visita Pastoral na Paróquia Divino Espírito Santo, em Padre Bernardo, Goiás.

Recepcionado pelo pároco local, Pe. Moisés Filgueira de Freitas, o Bispo da Diocese de Luziânia, Dom Waldemar Passini Dalbello esteve reunido com o CPP – Conselho Paroquial de Pastoral , bem como em outra reunião com Catequistas, RCC, Pastorais dos Noivos, da Liturgia, entre outras. Em todos os dias foram celebradas Santas Missas com o bispo diocesano como o celebrante principal.

Padre Moisés falou sobre a importância dessa Visita Pastoral, na Paróquia Padre Bernardo que é mais distante da sede da Diocese em Luziânia e com mais de 15 comunidades ativas, em sua maioria na área rural do município: “Essa visita do bispo nos faz recordar a nossa comunhão para com ele e toda a nossa diocese! Nós, enquanto paróquia queremos caminhar juntos com as diretrizes da Igreja, do nosso Papa Francisco e do nosso bispo Dom Waldemar e assim contribuirmos melhor no processo de evangelização”.

O pároco ainda ressalta que é uma oportunidade para o bispo conhecer a realidade da Paróquia do Divino Espírito Santo, além dos nossos desafios e anseios. Ouvir os paroquianos e assim, apontar soluções para o melhor caminhar desta comunidade.

Entenda mais sobre a Visita Pastoral

A visita pastoral está no Código de Direito Canônico, “o bispo é obrigado visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos” (Can. 396 §1).

Já o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos destaca a visita pastoral como uma das formas com a qual o bispo mantém contatos pessoais com o Clero e com os membros do Povo de Deus; como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa (Cf. Apostolorum Successores, n. 220).

A raiz histórica da visita pastoral do bispo está associada às visitas que os Apóstolos faziam às comunidades cristãs fundadas por eles. Os escritos do Apóstolo São Paulo são um belo testemunho desta prática. Esta é a razão pela qual os bispos, como sucessores dos apóstolos, continuam esta tradição.

Sendo assim, como já citado, desde a época apostólica o bispo tinha a importante missão de manter toda a comunidade na graça de Deus. Na verdade é Deus mesmo que nos visita através do bispo (Epíscopo= visita de Deus).

A próxima Visita Pastoral será realizada nos dias 18 a 22 de agosto, na Paróquia Nossa de Fátima, em Valparaíso de Goiás.

Para acessar a galeria de fotos da Visita Pastoral na Paróquia Divino Espírito Santo, clique no link abaixo:

Setor Diocesano de Comunicação

Foto Pe. Moisés