MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Na quinta-feira da Semana Santa, a Igreja celebra a Missa do Crisma, ou Missa Crismal, uma vez que nessa celebração é consagrado o santo óleo do Crisma. O Cerimonial dos Bispos, nº 274, confirma, dizendo que “nesta missa que o bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, se dá a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu bispo”.

Nessa Missa, celebra-se a Unidade da Igreja diocesana, onde o Bispo Dom Waldemar reuniu o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Catedral da Diocese de Luziânia. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.

Na Missa foram abençoados os Óleos Santos dos Catecúmenos e dos Enfermos e foi consagrado o Óleo do Santo Crisma, esses óleos serão utilizados na administração dos Sacramentos no decorrer do ano litúrgico.

Com o óleo do Crisma, são ungidos os novos batizados, com uma unção que sinaliza que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação. Ainda, com o óleo do Crisma são ungidas as mãos dos presbíteros na Ordenação Presbiteral e é ungida a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.

Nessa mesma celebração da quinta-feira santa pela manhã, é abençoado o óleo dos catecúmenos com o qual se unge os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo. Por fim, há também a bênção do óleo dos enfermos, administrado durante o sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.

Foto Paróquia São Francisco de Assis