LECTIO DIVINA 2022

No sábado, 05 de março, começou a Lectio Divina 2022 com Dom Waldemar na Catedral da Diocese de Luziânia. O evento também foi transmitido pelo canal da diocese no YouTube.

A “Lectio Divina” é uma expressão latina já presente e consagrada no vocabulário católico, que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual”, ou ainda como ocorre hoje em nosso país e em vários escritos atuais, como “leitura orante da Bíblia”.

Ela é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir deste exercício, conscientes do plano de Deus e a Sua vontade, pode-se produzir os frutos espirituais necessários para a salvação. A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo plano da Salvação de Deus.

A Lectio Divina tradicionalmente é uma oração individual, porém, pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar com a Palavra de Deus, lembrando o que dizem os bispos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica – que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo.

A leitura desperta o desejo desse encontro com Deus por meio de Sua Palavra, e é um esforço de entendimento sobre o que está escrito nos textos. Por isso, é um exercício da razão do empenho da inteligência pela busca da doçura por uma vida bem aventurada. A meditação mergulha mais profundamente naquilo que foi lido, ela examina cada detalhe para fazer uma íntima reflexão. Nesse estágio, se começa a pressentir a presença divina e o desejo do encontro com Deus aumenta ainda mais.

A oração é o pedido para que esse encontro com o divino aconteça. Por si mesmo, o homem não é capaz de atingir o conhecimento e a experiência com Deus. Somente com o auxílio do Espírito de Deus, ele poderá ser levado ao encontro tão desejado pela sua alma. A contemplação é o encontro, ela proporciona o sabor da experiência com Deus que, em sua bondade e atento às nossas preces, mal espera a oração acabar e já Se apressa para vir ao encontro da alma que O deseja ardentemente.

É importante compreender as funções e as propriedades de cada degrau e, também, perceber como os degraus dessa escada se relacionam entre si; para então, entender o que cada degrau produz na pessoa que faz o estudo bíblico por meio desse método.

Os próximos encontros acontecem nos dias 12,19 e 26 de março e ainda 02 de abril de 2022. Leve sua bíblia, 19h na Catedral de Luziânia ou ainda, acompanhe pelo YouTube no canal da diocese luzianiense.

Setor de Comunicação Diocesano

Fonte: CNBB e CN / Fotos PASCOM