FORMAÇÃO ANUAL DOS PRESBÍTEROS

Nos dias 07 e 08 de julho aconteceu no Centro Pastoral Caná, em Luziânia, a Formação Anual dos Presbíteros da Diocese luzianiense, que este ano contou com uma novidade com a participação presencial e online.

Dom Waldemar, bispo da Diocese de Luziânia explicou sobre o encontro anual: “A formação permanente é, sobretudo, tarefa de cada um de nós, presbíteros, em nosso cotidiano, nas dimensões humano-comunitária, espiritual, intelectual e pastoral. Nossa saúde, inestimável dom de Deus, depende desse cuidado contínuo.

Para o tema do ano, a coordenação diocesana da Pastoral Presbiteral escolheu um assunto relevante para uma breve formação diocesana. Diante da realidade atual, o tema escolhido foi na área da formação humana: O cuidado que o Presbítero deve ter de si mesmo para poder cuidar.

A orientação ficou por conta do padre redentorista Dalton Barros, que falou de assuntos importantes como a resiliência, o cuidar da saúde mental no dia a dia dos sacerdotes e vários conceitos importantes durante os dois dias de intensa formação.

Quem participou de maneira virtual, também gostou da formação como foi o caso do Padre Guilherme Moreira, pároco da Paróquia São Sebastião em Cristalina: “Nós, do clero da Diocese de Luziânia contamos com a preocupação carinhosa do nosso bispo em relação a formação permanente do sacerdote. E o Padre Dalton tratou muito bem sobre o tema, nos ajudando nesse cenário de morte e medo em que vivemos causados pela pandemia”, sobre a participação à distância, ele complementa: “Foi muito enriquecedor, com oportunidade para interagir, o que nos aproximou de verdade, mesmo com a distância física”. Padre Guilherme ainda aproveitou para elogiar toda a área da transmissão online na coordenação do Padre Moisés.

Setor de Comunicação / Diocese de Luziânia,GO