DOM WALDEMAR FALA SOBRE ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

O bispo diocesano Dom Waldemar Passini Dalbello falou sobre o tema da Espiritualidade Conjugal para os casais das Equipes de Nossa Senhora do Setor Luziânia. A Noite de Aprofundamento aconteceu no dia 02 de maio de 2022 e teve como base o texto Amoris laetitia.

Amoris laetitia é uma exortação apostólica do Papa Francisco, publicada em 8 de abril de 2016. Possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015.

Dom Waldemar falou sobre o capítulo 9 e começou dizendo que o: “O núcleo da nossa existência é templo de Deus e o matrimônio inaugura um templo onde Deus habita”, explicando que o casal é constituído por duas pessoas distintas em que suas diferenças promovem a comunhão.

Os casais ouviram que a santificação do casal acontece no cotidiano e que este caminho místico é um meio para alcançar a união com Deus.

De acordo com o texto, a oração em família é um meio privilegiado para exprimir e reforçar esta fé pascal. Podem-se encontrar alguns minutos cada dia para estar unidos na presença do Senhor vivo, dizer-Lhe as coisas que os preocupam, rezar pelas necessidades familiares, orar por alguém que está a atravessar um momento difícil, pedir-Lhe ajuda para amar, dar-Lhe graças pela vida e as coisas boas, suplicar à Virgem que os proteja com o seu manto de Mãe. Com palavras simples, este momento de oração pode fazer muito bem à família. As várias expressões da piedade popular são um tesouro de espiritualidade para muitas famílias. O caminho comunitário de oração atinge o seu ponto culminante ao participarem juntos na Eucaristia, sobretudo no contexto do descanso dominical. Jesus bate à porta da família, para partilhar com ela a Ceia Eucarística (cf. Ap 3, 20).

O bispo lembrou que: “Todos os dias, o casal levanta, decide e renova o seu propósito conjugal. É um amor exclusivo e libertador, uma verdadeira pertença do coração que só Deus vê em sua total dimensão”!

O texto termina com essa linda mensagem: Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que se nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida.