CONSER 2023: TEXTO COM ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS PELO CLERO E VIDAS CONSAGRADAS

A reunião dos bispos aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia. A pauta de discussões teve vários temas, como de costume. Desta vez, os bispos refletiram sobre a orientação pastoral para o uso das redes sociais; a Carta Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco sobre o cuidado da casa comum e o filme/documentário “A Carta – Uma mensagem pela nossa Terra”, que explora a referida carta do Santo Padre; e o terceiro tema é sobre as novas comunidades.

De acordo com o bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do regional, Dom Francisco Agamenilton, a discussão do primeiro tema foi iniciada e já foi elaborado um primeiro texto contendo orientações pastorais sobre o uso da internet e redes sociais por parte do clero e pessoas de Vida Consagrada sob a jurisdição canônica. “Esse material, ainda provisório, receberá as contribuições do clero e de profissionais das áreas da comunicação e do direito. Após esta etapa, daremos a redação final às orientações. Desejamos com essa iniciativa, qualificar sempre mais o anúncio do Evangelho nos ambientes virtuais para que mais pessoas conheçam Jesus Cristo e a vida de sua Igreja”, afirmou.

Dom Waldemar Passini Dalbello, presidente do regional, os bispos discutiram sobre o conteúdo publicado nas redes sociais por ministros ordenados, religiosos e religiosas e pessoas ligadas diretamente às estruturas da Igreja. “Precisa haver uma orientação quanto ao uso dessas ferramentas: o que não publicar, o que não reproduzir, então nós pensamos em começar essa discussão, não sabemos se terminaremos agora, mas decidimos criar uma norma comum para todo o Regional Centro-Oeste”, disse Dom Waldemar. Segundo ele, algumas dioceses no Brasil já criaram essa orientação com o objetivo de qualificar a comunicação da Igreja.

Fonte CNBB CO