Clero Diocesano participa de momento de oração na Catedral em Luziânia

No dia 05 de maio de 2021, estava prevista uma reunião com os padres e freis que compõem a Diocese de Luziânia. No entanto, com a pandemia e as medidas restritivas contra a aglomeração, o bispo diocesano Dom Waldemar transformou esse momento em uma manhã para a Adoração ao Santíssimo na Catedral.

Seguindo todas as normas e protocolos de segurança contra a Covid-19, os presbíteros mantiveram a distância ao se sentar, com o uso de máscaras, álcool em gel e ainda, controle de temperatura na entrada.

Durante a Adoração, o padre Eriberto, pároco do Santuário Santa Luzia em Luziânia falou sobre a “Saúde Mental dos Padres na Pandemia”, com base em estudos realizados pelo Padre Eduardo Braga – Dudu de Curitiba, Paraná.

Ele pontou questões que nos lembram que além do cansaço físico e mental, na pandemia, os sacerdotes também se tornaram o rosto belo da Igreja mãe, da Igreja amiga.

Uma comparação perfeita surge ao lembrar dos médicos e enfermeiros como “linha de frente” na área da saúde e que podemos sim, acreditar que os presbíteros são estes operários da “linha de frente” da Igreja.

Neste mesmo estudo, existe uma pesquisa francesa que afirma que a saúde dos padres é responsabilidade de todo povo de Deus. E ainda, pesquisas brasileiras mostraram o fator solidão em destaque, quando os sacerdotes tiveram que se afastar, fisicamente das comunidades, por conta das medidas protetivas.

Realmente, uma manhã especial para o Clero Diocesano e com certeza, para toda uma comunidade que sempre esteve unida e presente na vida de seus sacerdotes.

Fabiana Costa

Setor Diocesano de Comunicação