ASSEMBLEIA PRÉ-SINODAL NA DIOCESE

Aconteceu na Diocese de Luziânia a Assembleia Pré-sinodal da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que tem por tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A mesma aconteceu nos dias 25 de junho e 02 de julho de 2022. A Assembleia realizou-se na Cripta da Catedral Diocesana de Luziânia e o bispo diocesano, Dom Waldemar Passini Dalbello explicou o sentido e o contexto daquele processo já vivido em nossa Diocese, no Brasil, na América Latina e na Igreja como um todo. Ressaltou que todo o trabalho é movido pelo amor a Cristo e à sua Igreja, já que não é possível amar a Jesus sem amar também o seu Corpo Místico.

A Assembleia Diocesana contou com representantes de todos os grupos eclesiais da Diocese: paróquias, casas de formação, religiosos, Conselho Pastoral Diocesano, Presbíteros, Diáconos, Comunidades de Vida e Aliança e Escola Diaconal. Além desses representantes, foram convocados e participaram desse momento o Vigário Geral, os Vigários Episcopais e Forâneos e o Coordenador Diocesano de Pastoral. A Assembleia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Waldemar.

De acordo com o Padre João Paulo, coordenador da etapa diocesana do sínodo: “A dinâmica dos trabalhos foi realizada de modo orante: escuta das sínteses trazidas por cada delegado, intercalada com um canto. De fato, cada delegado apresentou em plenário o fruto dos encontros do processo sinodal realizado em seu grupo. Além disso, foram feitos trabalhos em grupos, distribuídos por Vicariato, a fim de estabelecer propostas a partir do que fora ouvido”.

A Irmã Rita, do Secretariado Pastoral da Diocese de Luziânia explicou:“Esta Assembleia concluiu a primeira parte sinodal que começou no dia 17 de outubro do ano passado, quando começamos a caminhar neste processo. Durante todo este tempo, realizamos encontros nas paróquias e explicamos sobre as perguntas que seriam refletidas pela comunidade e nestes dois encontros, os 51 representantes falaram sobre os relatórios preenchidos e escutaram, também no Espírito”.

A segunda etapa da Assembleia contou com os mesmos participantes e a mesma dinâmica, até que todos os grupos representados pudessem ser ouvidos e as propostas relacionadas à sinodalidade, comunhão, participação e missão formuladas. De acordo com o Padre João Paulo após a Assembleia, será redigida a síntese final da Diocese de Luziânia, que será enviada para a CNBB, como contribuição de nossa Igreja Particular para a Igreja como um todo.

Fotos Gabriel Laurindo / Pascom Nossa Senhora da Evangelização