ABERTURA FASE DIOCESANA DO SÍNODO

O Papa Francisco realizou a abertura do Sínodo e agora foi a vez das Igrejas locais iniciarem sua caminhada rumo à XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão“.

Na Diocese de Luziânia, a abertura da Fase Diocesana, neste domingo especial do dia 17 de outubro de 2021 começou com uma acolhida para os representantes de todas as paróquias locais, bem como membros das pastorais e movimentos, e ainda sacerdotes, seminaristas e religiosas da Diocese luzianiense.

O primeiro momento de oração foi dirigido pelo Padre João Batista, reitor do Seminário Maior Diocesano Jesus Bom Pastor com as Laudes Solenes.

O bispo da Diocese de Luziânia, Dom Waldemar Passini Dalbello abriu o encontro: “Nós representamos uma Igreja inteira nesta manhã e isso é maravilhoso! Cada um aqui presente pode contribuir com a Igreja universal através desta etapa diocesana que se inicia em nossa Diocese”, afirmou Dom Waldemar para uma Catedral repleta de fiéis vindos dos nove municípios que compõem a Diocese de Luziânia.

O próximo momento foi conduzido pelo coordenador da etapa diocesana local, Padre João Paulo com a escuta sobre o tema da Sinodalidade a partir da vivência pessoal em diversos âmbitos da vida social e eclesial: “Deus sustenta e edifica a nossa comunidade através da escuta e da fala, e por isso a importância desta fase diocesana do Sínodo vem para aprofundar nossa participação na missão da Igreja”.

Para intercalar a apresentação, quatro mulheres que participam das paróquias de Valparaíso de Goiás e do Jardim Ingá falaram sobre a necessidade em falar e ouvir dentro dos âmbitos familiares, profissionais e sociais.

Após esse momento, Padre João Paulo explicou sobre os 3 encontros que vão acontecer nas paróquias a partir de agora até fevereiro de 2022. Através deles serão geradas contribuições para a Igreja e por isso, a importância da participação de cada comunidade local.

Para encerrar, Dom Waldemar celebrou a Santa Missa concelebrada por vários sacerdotes da Diocese de Luziânia.

Se você quiser assistir ou rever a abertura da Fase Diocesana do Sínodo, basta acessar o YouTube da Diocese de Luziânia.

Padre João Paulo durante a abertura do Sínodo.