A CATEDRAL É NOSSA!

Campanha para arrecadação de fundos em prol da fase de acabamentos na construção da Catedral Diocesana

A construção da Catedral Diocesana localizada em Luziânia, Goiás entra em uma nova fase de acabamentos e pintura externa. Para isso, uma campanha está sendo lançada para obter recursos para as obras, com o nome “A Catedral é nossa”!

O Setor de Comunicação Diocesano com o apoio da Comunidade Mel de Deus vão estar lançado vídeos sobre a construção da Catedral, visitação aberta ao público, meios para ajudar e muito mais!

Sendo assim, através de transferências bancárias, depósitos ou até mesmo com o PIX, os fiéis são convidados a contribuir com a nova Campanha e ainda, divulgar através das redes sociais e claro, conversando com amigos e familiares sobre a importância em cuidar da Igreja Mãe da Diocese.

Obras em etapas

A Diocese de Luziânia foi criada no dia 29 de março de 1989, mediante a Bula Pastoralis Prudentia, do Papa São João Paulo II. O território da nova diocese foi definido a partir do desmembramento de parte dos territórios das Dioceses de Anápolis, Ipameri e Uruaçu. Sua instalação oficial ocorreu no dia 10 de junho de 1989, quando da sagração episcopal e tomada de posse do primeiro Bispo, Dom Agostinho Stefan Januszewicz, OFMConv.

Dom Agostinho conseguiu adquirir uma superquadra no Setor Mandú, em Luziânia, Goiás, para a construção da Cúria Diocesana, Centro Pastoral Diocesano, a Catedral e Seminário. E em 1993 foi feita a primeira planta do local.

Terminada a construção da Cúria Diocesana e do Centro Pastoral era possível começar a construção da Catedral. Na Quinta-Feira Santa de 1998 foi dado início a construção e após a Páscoa começaram as escavações no terreno.

Em 10 de junho de 2003 foi inaugurada a Cripta da Catedral, chamada Capela da Ressurreição celebrada pelo Núncio Apostólico Dom Lorenzon Baldissieri.

Dom Agostinho governou a Diocese de Luziânia até o dia 15 de setembro de 2004, depois partiu em missão para a prelazia de Tefé, na Amazônia. Nesta data, tomou posse como bispo Diocesano, Dom Afonso Fioreze, CP, até então, Bispo Coadjutor.

Dom Afonso também se dedicou à construção da Catedral Diocesana e dos Seminários Diocesano. Com o apoio da Comunidade Mel de Deus lançou o Leilão de Gado em prol da construção da mesma, evento este que já se tornou tradição no calendário luzianiense e que conta com as doações de animais de pecuaristas da região.

No ano de 2007, em 12 de julho, Dom Waldemar Passini Dallbello assume a Diocese de Luziânia, e também a construção da Catedral Diocesana que é realizada através de estimadas doações de fieis.

Contudo, na Missa Solene de Santa Luzia de 2020, Dom Waldemar lançou o “Projeto 3 Anos”, em que a Catedral, que tem estimativa de conclusão prevista para algumas décadas, poderia ser terminada em três anos através do acolhimento desta causa por toda a Diocese, composta por 8 cidades.

Para isso, contamos com a colaboração dos fiéis, tanto para aderir ao novo projeto quanto para divulgar a Campanha de Arrecadação “A Catedral é nossa”!

Atualmente, a Catedral está na fase de acabamentos, mais precisamente nas obras de pinturas e serviços no forro na cobertura local.

Ao aderir à iniciativa, você se torna um(a) colaborador(a) da construção da Catedral Diocesana. Em todas as Missas realizadas na Catedral, nas intenções terá pela vida de todos os colaboradores da Campanha “A Catedral é nossa”!

Então, se juntem a nós! E continuem acompanhando as obras da construção da Catedral da Diocese de Luziânia através do nosso site e redes sociais.

Obras da Catedral que pertence a Padre Bernardo, Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina, e mais ainda, pertence a cada um de nós, afinal, a Catedral é nossa!

PARA DOAÇÕES

PIX: mitracatedralluziania@gmail.com