MISSA DO CRISMA NA CATEDRAL

Na Quinta-feira Santa, as dioceses se reúnem em suas catedrais para a celebração da Missa do Crisma.
É nesta celebração que o óleo dos catecúmenos, dos enfermos é abençoado e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de Missa dos Santos Óleos.
A Missa foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Waldemar Passini Dalbello com a presença de sacerdotes da Diocese de Luziânia, diáconos e seminaristas, além da presença de religiosos, religiosas e a comunidade.
“Como é bom, como é agradável estarmos reunidos com Cristo nesta Catedral. Todos unidos como irmãos e irmãs, e como assembleia reunida podemos dizer que pela graça da comunhão com Cristo , que o Espírito do Senhor está sobre cada um de nós, falou o bispo.
Nesta mesma celebração, é realizada a Renovação das Promessas Sacerdotais, onde todo o clero diocesano, perante o Bispo, renova o compromisso da missão que Deus o designou, sendo a Unidade em Cristo, Sumo Sacerdote por excelência, a pedra fundamental para propagação da graça de Deus.
Entenda mais sobre o significado dos óleos:
– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do Batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação, é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da Ordenação Sacerdotal, na palma das mãos do neossacerdote.
Texto Setor de Comunicação Diocesano
Fotos Gabriel Laurindo/Agente Pascom Catedral

Contato