MINISTÉRIO DO CATEQUISTA


No dia 13 de abril, sábado, durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a missa de abertura das atividades do dia foi marcada pela instituição de 19 catequistas dos regionais da CNBB no ministério do catequista. A celebração aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Na regional da CNBB no Centro-Oeste, a catequista Anamar recebeu o ministério.

O ministério do Catequista foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021. Após sua publicação, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB elaborou um documento adequado à realidade brasileira. Este texto foi aprovado durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022, tornando-se o Documento 112: “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”. 

Após a aprovação do Documento 112, a CNBB iniciou o processo de implementação do ministério de catequista, traduzindo o “Rito da Instituição de Catequistas”, elaborado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Este ritual, aprovado e confirmado em 2023, destina-se ao episcopado brasileiro e às suas Comissões Diocesanas de Liturgia, como reconhecimento da Igreja aos leigos e leigas que há muito tempo dedicam suas vidas à transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho.

Contato