Caríssimos diocesanos,
Desde a nomeação de Dom Waldemar Passini Dalbello como Bispo Coadjutor de Anápolis-GO, no dia 5 de fevereiro, até sua despedida em 22 de março, vivemos um período de ação de graças a Deus pelo seu ministério à frente de nossa diocese.
Diante da vacância da Sé Diocesana, o Colégio de Consultores da Diocese de Luziânia-GO reuniu-se em 27 de março de 2025 para eleger o Administrador Diocesano. Na ocasião, foi eleito o Reverendo Pe. João Paulo dos Santos Silva.
O Administrador Diocesano governa a diocese interinamente, cuidando das questões pastorais, jurídicas e canônicas até a nomeação de um novo bispo. Ele assume o cargo com os poderes e obrigações episcopais, a partir da aceitação e profissão de fé diante do Colégio de Consultores. Seu ofício se encerra com a posse do novo bispo.
Enquanto a diocese estiver vacante, a menção ao bispo diocesano será omitida nas celebrações, sem necessidade de citar o Administrador Diocesano. A citação será retomada com a posse do novo bispo.
Pe. João Paulo é pároco da Paróquia Sagrada Família, em Valparaíso de Goiás, e exercia a função de vigário episcopal do Vicariato Centro. Também é assessor do Setor Universidades na CNBB. Formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília – Nossa Senhora de Fátima, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Santa Cruz, em Roma, e é pós-doutorando em Filosofia na UnB. Atua como professor no Seminário Maior Jesus Bom Pastor em Luziânia e na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, além de Capelão do Colégio Diocesano Sagrada Família.
Rezemos por Pe. João Paulo e por nossa Diocese neste tempo de transição! Que o Divino Espírito Santo o ilumine e a Bem-Aventurada Virgem Maria o proteja e guie.
Pe. Lucas Augusto Teodoro da Silva
Assessor Eclesiástico do Setor de Comunicação Diocesano