O Presépio é o símbolo mais explicitamente cristão. Tenho amigos que adoram montar presépios e montam vários nas suas casas, de vários estilos e procedências.
O Presépio foi uma invenção de São Francisco de Assis e inicialmente era sempre vivo, isto é, pessoas reais representavam os papéis dos personagens do presépio. O Presépio nos remete à simplicidade e à paz de Belém, à atitude vigilante e protetora de José, à acolhida maternal de Maria e à ternura e bondade do Menino, que veio para nos salvar.
Os pastores e os reis nos lembram todos nós, que somos chamados a adorar o Menino, e que chegamos a esse nosso destino por diversos caminhos, alguns mais complexos e intrincados, outros mais simples e diretos.
Há alguns outros símbolos sobre os quais você mesmo pode pesquisar, como a estrela, as luzes, os anjos e os sinos.
Resumindo bastante, todos eles chamam a atenção dos nossos sentidos, para que dirijamos a nossa atenção para o mais importante deste tempo, que é o amor terno e de um Deus feito Menino, “o leão feito cordeirinho” como o chamava o Padre Antônio Vieira, que já desde a manjedoura adianta para nós, silenciosamente, as Bem Aventuranças do Reino.
Site A12